Ilha Grande é o nome de uma ilha localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, integrante do município de Angra dos Reis. Wikipédia
Área: 193 km²
População: 5000
Ponto culminante: Pico da Pedra D'Água, 1.031 m
Densidade: 25,9 hab./km²
País: Brasil
O paraíso é aqui! Como já fomos algumas vezes à Ilha Grande, além desse post, onde dou dicas gerais e falo um pouco das principais praias, também temos o De volta à Ilha Grande, que é um relato completo do reveillon que passamos por lá, onde inclusive fizemos a trilha para a praia do Caxadaço e o post sobre a Praia do Aventureiro, que consideramos o lugar mais incrível da Ilha Grande!
Como chegar em Ilha Grande?
Existem algumas formas de chegar em Ilha Grande. Você pode pegar a balsa ou um barco em Mangaratiba-RJ, pode também pegar uma embarcação em Angra dos Reis – RJ (para quem vem da Região Sul, São Paulo ou Minas Gerais) e também tem a opção de pegar uma embarcação em Conceição de Jacarei.
IMPORTANTE: Evite deixar o carro na rua. No centro de Mangaratiba você encontra vários estacionamentos. Deixei duas vezes lá e não tive problemas. Sem contar que não fica caro.
O tempo que a embarcação leva para chegar à vila de Abraão irá depender do local em que você esta saindo e do tipo de embarcação. A balsa que sai de Mangaratiba leva em torno de 1h30 e o valor é de aproximadamente R$5,00 por pessoa.
Ilha Grande é um lugar que todos deveriam conhecer. É a maior das mais de 300 ilhas de Angra dos Reis. São 106 praias no total, além das cachoeiras, montanhas, rios, lagoas e picos.
Onde Ficar?
Vila de Abraão
É onde fica o principal porto e o lugar onde tem a maior estrutura. Várias pousadas e campings, restaurantes, lojinhas pra comprar lembranças e um mercadinho. Foi la que eu acampei a primeira vez. Então se você nunca acampou, recomendo que comece por lá! Acampamos no Alfa Camping, um lugar com uma boa estrutura. Mas caso sua ideia não seja acampar, confira diversos hotéis em Abraão clicando aqui.
Praia de Palmas
Sem dúvida um dos melhores lugares que já acampei. A praia é bem roots e com um astral incrível. A energia elétrica é fornecida através de moto-geradores. Não há comércio desenvolvido e nenhum serviço público.
Infelizmente não lembro o nome do camping, mas é um que tinha um barzinho fora com shows forró a noite. Por favor, se alguém souber o nome do camping poste nos comentários também porque eu faço questão de indicar. Boa estrutura, cozinha e banheiros com água quente.

Praia do Aventureiro
Fomos recentemente à praia do aventureiro e constatamos que é a praia mais bonita da ilha! Confiram o post que fizemos: http://deixadefrescura.com/2013/09/praia-do-aventureiro-mais-bonita-ilha-grande-rj.html
O que fazer em Ilha Grande?
Praias
Como eu disse la em cima, são mais de 100 praias. Confira algumas delas:
Praia de Palmas: A praia Grande de Palmas tem cerca de 600 metros de extensão, areia clara e grossa em uma das extremidade onde o mar bate um pouco mais forte e a praia fica mais funda. No outro extremo é bem calmo com areia mais fina. Águas verdes e claras. Nada melhor do que acordar, andar 50m e olhar aquele visual da praia. É a mais procurada pela galera do camping. Tem alguns barzinhos onde se vende bebidas e refeições.
Lopes Mendes: Uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro e a mais famosa de Ilha Grande. São aproximadamente 3 km de areia branca e muito fina. Apesar do mar bater forte é bem rasa. A transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades. Para chegar nessa praia, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 15 minutos, mas fique atento, porque se tiver chovido, a trilha fica muito escorregadia.
Pegamos a trilha cheia de lama. Vários tombos até chegar!
Praia do Caxadaço: Outra praia que é considerada uma das mais bonitas da Ilha.Minúscula, com cerca 15 metros, fica abrigada e escondida na costeira. Acesso por trilha ou barco. Consegui visitar essa praia somente na última vez em que estive na Ilha. A trilha foi bem difícil, mas a recompensa foi única. Confira o relato completo em De volta à Ilha Grande.

Dois Rios: A praia de Dois Rios possui areia branca e em geral fina, fundo raso, água predominantemente azul. É chamada Dois Rios porque em cada extremidade da praia deságua um rio.


Parnaioca: é uma das praias mais isoladas de toda a ilha. De frente para o Atlântico com sua areia amarelada e grossa tem o mar violento. É funda e com pouca sombra em seus 1000 m de comprimento.

Aventureiro: Considerado o local mais paradisíaco da Ilha Grande com deslumbrantes paisagens, povo simples e hospitaleiro. O Aventureiro resiste a décadas sem alterar suas características. Lugar para ouvir o som das ondas e curtir iluminação de lampeão e luz de vela. Aqui o tempo parou! A praia de Aventureiro apresenta 400 m de areia fina e prateada, fundo raso e consistente, água límpida e mar agitado. É muito procurada por surfistas que chegam em gupos e hospedam-se em campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Na pequena vila de Aventureiro moram pouco mais de 100 pessoas (dado de 2009), povo simples e acolhedor que vive da pesca artesanal, da pequena lavoura de subsistência e da atividade turística voltada para campings rústicos que acolhem os surfistas e fornecem refeições simples. Não existe comércio em Aventureiro e a energia elétrica só através pequenos geradores movidos a gasolina ou diesel que funcionam normalmente até as 22h. Nos restaurantes dos campings é possivel dar uma espiadinha em alguma TV ou ouvir rádio. Telefone celular, dificilmente vai funcionar.
Confiram o post que fizemos sobre a praia na nossa ultima viagem para lá: http://deixadefrescura.com/2013/09/praia-do-aventureiro-mais-bonita-ilha-grande-rj.html
Provetá: Águas claras, areia grossa e amarelada, mar ligeiramente batido. É uma praia bonita, com cerca de 500 metros de comprimento. Provetá é a principal “porta” de acesso terrestre para a praia de Aventureiro no lado oceânico da Ilha Grande.
Lagoa Azul: A Lagoa Azul fica no extremo norte da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Água límpida, azul turquesa, com milhares de peixes a sua volta.É possível chegar ao local através de passeio de escuna.

Lagoa Verde: Outro lugar onde você pode chegar através de passeio de barco. Bem parecido com a Lagoa Azul.
Gruta do Acaiá: É uma fenda na pedra, abaixo do nível do mar, dá vazão à água que forma um lago, cujo fundo, reflete a luz solar. Este tipo de fenômeno é causado pela luz do sol que atinge a areia do fundo do mar e ela se reflete em uma falha geológica, iluminando a água que forma o pequeno lago no interior da gruta. Fica próxima ao extremo Oeste da Ilha e logo após a Praia Vermelha. O local pode ser alcançado por uma trilha que liga a Praia Grande de Araçatiba à Gruta do Acaiá, a partir da Praia Vermelha ou de barco. A Gruta do Acaiá tem uns seis metros de extensão e está a uns três metros de profundidade.

Pico do Papagaio: O segundo ponto mais alto da Ilha Grande (990 m de altitude) é um símbolo da Ilha para a vila do Abraão. Olhando da vila do Abraão, é a cabeça de um papagaio; olhando de perto e dependendo do ângulo, podemos imaginar: um cachorro, um rato ou um elefante. Ai vai da imaginação de cada um! Lá do alto é possível avistar a Pedra da Gávea (RJ), Dedo de Deus na Serra dos Órgãos e vários outros locais. Vá se preparado para algumas horas de caminhada.
Guia de viagem: O melhor de Ilha Grande
Ok, eu entendo que você tenha se apaixonado por Ilha Grande. Nós também nos apaixonamos e depois que fomos a primeira vez, sempre arrumávamos um tempo para viajar e passar uns dias na ilha.
Recentemente escrevemos um guia de viagem chamado O melhor de Ilha Grande, onde passamos todas as informações para fazer uma viagem até lá. Além das informações de como chegar, onde ficar, quais passeios fazer e sugestões de roteiros, no guia nós damos as nossas dicas! Dicas pessoais de quem já visitou a ilha por diversas vezes e manja do assunto! Tudo para você aproveitar melhor a sua viagem sem passar nenhum tipo de perrengue! Clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais sobre o guia!
Alguns pontos de interesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário