Cunha é um município no leste do estado de São Paulo, no Brasil. A população aferida no Censo de 2010 foi de 21 866 habitantes, com uma área de 1 407,25 km², o que resultava numa densidade demográfica de 15,54 habitantes/km².
Wikipédia
Tempo: 23 °C, vento O a 8 km/h
Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Cunha)
Por Editoria Férias Brasil
A reserva fica a cerca de 25km do centro da cidade e oferece trilhas variadas em meio à mata Atlântica. No caminho, paradas para tomar banhos de cachoeira e contemplar a riqueza de espécies animais e vegetais.
São três opções de trilha: a do Rio Paraibuna (1.700 metros vencidos em 50 minutos), que não precisa de guia, passa por três cachoeiras com poços para banho. A do Rio Bonito tem 7,6 km de percurso e é quase todo em área de floresta secundária. A das Cachoeiras, a mais longa, tem 14,5 km e quatro quedas d´água, sendo que metade do caminho pode ser percorrido em veículo próprio. As duas últimas duram cerca de 3h30 (ida e volta), pedem melhor preparo e devem ser feitas obrigatoriamente com guia. Aos sábados, domingos e feriados prolongados, os guias estão disponíveis gratuitamente no parque. Aos sábados é feita a Trilha do Rio Bonito; e aos domingos, a Trilha das Cachoeiras.
O acesso é pela Rodovia Cunha–Paraty, Km 56,5 (seguir a placa à direita que leva à Estrada da Paraibuna, de terra e com cascalho e calçamentos nos trechos íngrimes. A entrada do Parque está no Km 20 dessa estrada). Não deixe de levar água e lanche: não há lanchonete no parque. Na volta, vale a parar na Associação dos Moradores e Produtores Rurais (Amprasp) para repor as energias com o pastel de shitake e o biscoito de pinhão.
Pedra da Macela
Subir a Pedra da Macela
Por Editoria Férias Brasil
A 1850 metros de altitude, a pedra tem acesso através de caminhada, enfrentando dois quilômetros em um terreno calçado. Uma vez lá em cima, a vista panorâmica descortina as baías de Angra dos Reis e Paraty em meio a recortes formados por serras e vales que mais parecem pinturas. A atração fica no Parque Nacional da Serra da Bocaina, com belas cachoeiras boas para banho.
Acesso pela Rodovia Cunha–Paraty, Km 66 (saída à esquerda. A porteira que dá acesso ao caminho que leva ao pico fica 5 km à frente).
Um lugar apaixonante, cidadezinha com pouco mais de 15.000 Hab, no alto do vale da Serra do mar, caminho rural de Paraty, antiga estrada "Caminho do Ouro", Situada no Parque Nacional da Serra do Mar, com um vista deslumbrante em toda a cidade na descida da serra para o mar.

Peculiar em seu artesanato, produção de lavandas e flores aromáticas, a cidade se inclinou para a sustentabilidade e turismo ecológico oferecendo ao turista uma vista encantadora em toda parte que vamos, moradores receptivos.
Cidade da Cerâmica, palco de várias cenas e histórias em torno da era do Ouro no Brasil, quando os escravos traziam as mercadorias, especialmente o ouro e pedras preciosas que vinham de MG passam por São Paulo e seguiam pelo Rio de Janeiro. (Festa anual do fusca, encontro com colecionadores)
Eu estou encantada pela cidade e por causa dela eu antecipei o meu projeto e criei o Aplicativo Hospedagens Brasil.
Escondida no meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, Cunha costuma passar despercebida por turistas menos atentos. Pouca gente sabe que a pequenina cidade tem atrações para casais, famílias e aventureiros. Na paisagem estão parques, rios, cachoeiras e trilhas históricas emolduradas pela mata Atlântica, além de ateliês, boa comida, campos de lavanda, pousadinhas aconchegantes para os namorados e hotéis-fazenda para quem está com os filhos a tiracolo.
Trilha do Ouro e Estrada Real são repletas de quedas d'água e mirantes com vista para o mar
Duas reservas protegem a natureza caprichosa que emoldura a região - o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, ambos com trilhas variadas e muitas quedas d'água. Também faz parte do cenário a pedra da Macela, pico mais alto de Cunha, com 1.850 metros de altitude.
Para os adeptos do trekking, as caminhadas costumam ter um charme a mais caso as opções sejam as históricas Trilha do Ouro e Estrada Real. Ambas foram abertas no século 18 e são apinhadas de cachoeiras e vista para o mar.

Além do contato com a natureza, Cunha oferece ainda um belíssimo artesanato produzido nos vários
ateliês de cerâmica espalhados pela cidade. Alguns utilizam a técnica oriental dos fornos noborigama, que criam efeitos coloridos e manchados nas peças e que não são controladas pelos artesãos, tornando o resultado uma incógnita até mesmo para os artistas. A surpresa virou uma das atrações de Cunha: nas datas marcadas pelos ateliês para abrirem seus fornos, o movimento de turistas é intenso.
E por falar em movimento, em abril a cidade realiza a Festa do Pinhão, com diversos restaurantes servindo delícias à base da semente. Já em julho, o Festival de Inverno reúne atrações culturais e, claro, gastronômicas - entre elas, cafés coloniais e menus especiais. E em agosto, o Festival do Cordeiro atrai os fã da suculenta carne, servida em forma de carré, paleta, pernil, picanha...
Visitar as plantações de lavanda: Passeios são repletos de belas surpresas - Foto: Divulgação
Descobrindo Cunha/S.P nas próximas edições traremos mais novidades e mistérios da cidade.
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/hospedagens_no_brasil
http://www.feriasbrasil.com.br/sp/cunha/parqueestadualdaserradomarnucleocunha.cfm
Nenhum comentário:
Postar um comentário